Home Luto Fundador do Grupo J. Macêdo, José Dias de Macêdo, morre aos 99...

Fundador do Grupo J. Macêdo, José Dias de Macêdo, morre aos 99 anos

Na madrugada de hoje, 06, faleceu o empresário cearense José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo, aos 99 anos. A informação foi confirmada por um familiar. Em razão do falecimento do empresário, o Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de três dias.

José Dias de Macêdo é natural de Camocim, nascido em 8 de agosto de 1919. O empresário era formando em Economia pela faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Era diretor-presidente do grupo J. Macêdo, composto com conglomerado de empresas de veículos, tecidos, equipamentos, pneus e alimentos, de atuação em todo o País.

Sua esposa, Maria Proença de Macêdo, com quem teve oito filho e foi casado durante 64 anos, faleceu em janeiro de 2006.

Agraciado com o Troféu Sereia de Ouro em 1976, José Macêdo colecionou títulos e homenagens durante toda a vida, dentre os quais: Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, Destaque Empresarial, Prêmio Tendência – Setor Pioneirismo, Medalha da Abolição, Medalha do Mérito Industrial e Medalha Ivens Dias Branco.

O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se manifestaram sobre o falecimento de José Dias. Confira as notas na íntegra:
Roberto Cláudio
“A história do Ceará registra, para orgulho de todos nós, seus conterrâneos, a atuação de um dos mais talentosos empresários do Brasil, com capacidade empreendedora que transcendeu ao seu tempo e à sua própria trajetória profissional. José Macêdo construiu um dos principais conglomerados empresariais do País, sempre alicerçado numa visão avançada de compromisso ético na geração da riqueza. Para além do espírito empresarial pulsante e irrequieto, sua história de vida revela-nos um homem que ajudou a formar, entre seus filhos e colaboradores, o consenso e a percepção de que o desenvolvimento econômico só se justifica se trouxer como ativo e derivativo principais o crescimento coletivo. É um capítulo de destaque na história do desenvolvimento empresarial do Ceará e do Brasil que servirá, permanentemente, de fonte de consulta e inspiração para as atuais e novas gerações. Nossa solidariedade a toda a família Macêdo.”

Camilo Santana
“Recebi, com profundo pesar, a notícia da morte do empresário e ex-senador José Dias Macêdo, um dos mais notáveis industriais do Ceará e do Brasil. Fundador do Grupo J. Macedo, que está entre os maiores do País no setor alimentício, José Macêdo teve papel de significativa relevância para o desenvolvimento do nosso estado e serve de exemplo para futuras gerações. No ano passado, tive a honra de agracia-lo com a primeira Medalha Ivens Dias Branco, criada pelo Governo do Estado para homenagear aqueles que contribuíram decisivamente pelo desenvolvimento econômico do Ceará. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para o nosso estado. Meus sentimentos à família, amigos e aos milhares de colaboradores que fazem parte dessa rica história.”

Missa e sepultamento
O velório de José Dias acontecerá na Igreja Cristo Rei, na Aldeota, a partir do meio-dia. Às 15h ocorrerá uma missa de corpo presente e às 16h será o sepultamento, no Cemitério São João Batista.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here