Home Quixeramobim Quixeramobim realiza a Copa Leite e produtores que estão sofrendo com o...

Quixeramobim realiza a Copa Leite e produtores que estão sofrendo com o preço do leite cobram atitude do Município

O município de Quixeramobim realiza até este sábado, 08, a 2ª edição da Copa Leite, um evento realizado pela Prefeitura Municipal e a Unileite (União dos Produtores de Leite do Sertão Central).

O evento iniciou ontem, 06. A realização da Copa ocorre como forma de valorizar os produtores da maior bacia leiteira do Estado do Ceará, porém, será que essa valorização tem ocorrido de fato? A reportagem ouviu integrantes do evento, conversou com produtores e elenca agora algumas questões a serem levadas em consideração.

A escolha do local

Antes realizada no Clube do Vaqueiro, este ano a Prefeitura preferiu a Via Paisagística. O espaço é utilizado para a prática de esportes, caminhadas e exercícios físicos.

A escolha do local, segundo apurado, teria sido incentivada pelo fato de que iriam ocorrer apresentações de bandas de forró e ficaria mais próximo ao Centro da cidade, não pesando na decisão a identidade cultural do Parque de Vaquejada com a temática rural.

Parte dos espaços da Via foram ocupados, inclusive transeuntes registraram que o calçadão foi danificado para a entrada de caminhões carregados de areia para os stands de exposição.

O preço do leite

Outro detalhe da comemoração puxa um sentimento. A principal angústia revelada, sobretudo por pequenos produtores, é a queda constante no preço do leite, onde há relatos que hoje pode está sendo comercializado por até 0,85 centavos o litro, na zona rural.

A copa tenta mostrar a capacidade do município colocando “pronafianos”, porém, os pequenos e médios produtores reclamam que a Prefeitura poderia ter aproveitado a ocasião para debater o preço do leite, a volta da Conab, do programa de compra de milho, dentre tantas dificuldades atualmente enfrentadas.

Os produtores pedem que seja inserido debate sobre as reais fragilidades da cadeia produtiva.

O forró

Diante de tantas dificuldades e pouca mobilização para resolvê-las, como o preço do leite, a pergunta que fica é: O produtor está realmente com o sentimento de comemoração?

Com quase dez atrações, distribuídas nos três dias de evento, um vídeo registrado no local na noite de ontem, 06, mostra um público abaixo das expectativas.

Diante de alguns desencontros, produtores reconhecem a importância da Copa, porém, ao que tudo indica, a programação, o local e a forma como os reais problemas são omitidos em momentos como estes, a própria classe trata de não comparecer em massa ao evento, esvaziando esse que tinha tudo para ser um grande encontro de debate da classe produtora.

Repórter Ceará – Quixeramobim Agora

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here