Home Comentários 1 minuto com Sérgio Machado – Quixadá: Patrimônio cultural em risco!

1 minuto com Sérgio Machado – Quixadá: Patrimônio cultural em risco!

Sem provocar grandes reações na população da cidade, pouco a pouco o patrimônio histórico e cultural de Quixadá vem sendo apagado pela borracha dos inúmeros interesses comerciais que há alguns anos vêm dominado as mais diversas esferas da vida social daquele município, principalmente a religiosa.

Como se não bastasse a demolição do antigo prédio da Sociedade de Amparo à Criança, a destruição do centenário Hotel Viana, e o abandono do açude do Cedro, a primeira grande obra hídrica do país … agora, Quixadá enfrenta outro risco. Uma das mais importantes estruturas da história da Saúde do município, o Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, poderá vir a baixo nos próximos dias.

Algumas pessoas têm argumentado que a demolição deverá acontecer por conta das necessidades decorrentes do crescimento econômico. Por isso, é preciso deixar claro que todo crescimento é bem-vindo, mas que é necessário crescer com responsabilidade social, sem destruir todo um século de história dentro de algumas poucas horas.

É preciso que o Ministério Público contenha esse impulso mercantilista que tem arrasado a cultura local. Sem isso, certamente a identidade de Quixadá estará ameaçada, porque sem memória preservada não resta história a ser contada.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here