Home Segurança ‘Só a indicação dele já causou essa reação’, diz secretário da Segurança...

‘Só a indicação dele já causou essa reação’, diz secretário da Segurança do Ceará sobre relação entre ataques e novo gestor de presídio

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, afirmou que a nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária do estado, Luís Mauro Albuquerque, provocou a onda de ataques criminosos que atinge o estado desde quarta-feira, 07. Segundo André Costa “a criminalidade já conhecia o trabalho” do novo gestor da pasta que administra os presídios do Ceará.

Em todo o estado, ocorreram 127 ações criminosas nos últimos seis dias. Criminosos incendiaram veículos do transporte coletivo, prédios públicos, agências bancárias e comércios.

De acordo com André Costa, só a indicação de Luís Mauro já causou uma reação negativa por parte dos criminosos. “Só a indicação dele já causou essa reação dos criminosos. O Governo do Estado do Ceará já conhecia o trabalho do secretário no Rio Grande do Norte. Obviamente também a criminalidade já conhecia já que é um estado vizinho e próximo”.

A sequência de ações criminosas ocorreu após uma fala à imprensa de Mauro Albuquerque, que prometeu fiscalizar com mais rigor a entrada de celulares nos presídios. Desde o início da onda de crimes, agentes penitenciários apreenderam 407 celulares em presídios. Em uma das ações, os presos fizeram um motim em uma unidade prisional da Grande Fortaleza.

Consultor cearense em 2016

Mauro Albuquerque já contribuiu para a segurança cearense, quando foi consultor na retomada de quatro unidades prisionais na época dass rebeliões nos presídios do estado em 2016, que aconteceram na Região Metropolitana de Fortaleza, e que deixaram 17 pessoas mortas.

O novo titular da Secretaria d eAdministração Penitenciária também já atuou como coordenador da retomada do controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz (PEA), em 2016.

Além disso, Luís Mauro também iniciou a produção da doutrina de intervenção penitenciária e procedimentos de segurança, que já foi, inclusive, adotada pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Ações nos presídios

De acordo com o secretário Mauro Albuquerque, o controle da entrada de celulares será “uma das medidas” adotadas na gestão dele como secretário de Administração Penitenciária, cargo criado no segundo mandato do governador do Ceará, Camilo Santana, em 1º de janeiro deste ano.

“É uma das medidas, mas não a única. Investir nos equipamentos que impeçam a entrada de objetos é um trabalho mais importante e que vamos aprimorar aqui”, afirmo Mauro.

“O crime hoje está organizado nacionalmente, para além das divisas. Então não adianta uma unidade possuir o bloqueio [de sinal de celular] e as demais, não. Iniciativas como o Sistema Único de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário são importantes para essa nacionalização das medidas”, disse.

Repórter Ceará com informações do G1-CE

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here