Home Saúde Janeiro Roxo: Governo do Ceará orienta sobre prevenção e tratamento de hanseníase

Janeiro Roxo: Governo do Ceará orienta sobre prevenção e tratamento de hanseníase

Janeiro é o mês da campanha mundial de combate e prevenção à hanseníase Janeiro Roxo. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais rápida é a cura. O Governo do Ceará, por meio Secretaria da Saúde (Sesa), orienta sobre os principais cuidados para evitar o contágio da doença.

Crônica e infectocontagiosa, a hanseníase não é hereditária e a evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão se dá entre pessoas. Ao sinal dos primeiros sintomas como manchas brancas ou avermelhadas na pele e perda de sensibilidade, deve-se procurar a Unidade Básica de Sáude (UBS) mais próxima.

A vigilância e o controle da hanseníase, por meio de ações com foco na Atenção Primária, podem facilitar o acesso ao tratamento oportuno reduzindo as incapacidades físicas, que são a mais séria consequência de um diagnóstico tardio. Em 2018, o Ceará registrou 1.700 casos de hanseníase.

A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, conforme explica a diretora técnica do Centro Dona Libânia, Araci Pontes.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here