Home Sobral Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico em Sobral completa um ano de reuniões...

Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico em Sobral completa um ano de reuniões mensais nesta quarta-feira, 06

O prefeito Ivo Gomes se reuniu, nesta quarta-feira, 06/02, pela 12ª vez com representantes do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico em Sobral. O evento contou com a participação da vice-governadora, Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, André Costa; do procurador geral de Justiça do Estado, Plácido Rios; e do juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral, Francisco Cavalcante Neto.

A reunião é composta por Polícias, Judiciário, Ministério Público e Poder Executivo, onde cada órgão apresenta dados mensais para avaliação e discussão de questões sobre a segurança pública do município. A intenção é que os desafios na área sejam enfrentados e melhorados com a discussão conjunta das entidades para destravar a burocracia governamental.

Além de Plácido Rios, outros 11 promotores do Ministério Público participaram de uma reunião. O procurador agradeceu o convite do prefeito Ivo Gomes e da vice-governadora Izolda Cela, ainda parabenizou os gestores pelo trabalho a frente do programa. “O programa nos coloca no mesmo time em busca de soluções para problemas que atingem a todos. Um dos exemplos é o projeto ‘Tempo de Justiça’, um dos frutos do Ceará Pacífico, que agiliza os procedimentos jurídicos relacionados a crimes contra a vida”, disse Plácido.

Durante o evento, Izolda Cela afirmou que a dinâmica de Sobral foi inspirada no espírito da pactuação em torno de compromissos com a redução da violência, estimulada pelo Governo do Estado e pelas instituições do Sistema de Justiça e demais órgãos que integram o programa. “A partir dessa experiência, foi possível incrementar esse espaço de articulação para enfrentar o problema da violência que é tão complexo. Nós tivemos um piloto municipal em Sobral e também já começamos um esforço em Juazeiro do Norte. O foco é redução da violência, principalmente dos casos de homicídios”, finalizou.

Após a reunião, o secretário André Costa, o comandante da CPI (Comando de Policiamento do Interior) Norte, Coronel Ronaldo, e o diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior Norte, Marco Aurélio França, concederam uma entrevista coletiva para divulgação do balanço dos números de janeiro de 2019 relativos ao município de Sobral, além de responder sobre outras dúvidas tanto a nível local, quanto estadual.

“Falando especificamente sobre Sobral, nós tivemos quatro homicídios no mês de janeiro. Sobral repetiu o número de dezembro, que foi o melhor mês do ano passado. É uma variação com relação ao ano passado de 33,3%, embora nós estivéssemos discutindo aqui com o comandante da Unisseg da região [tenente Marcos Paulo] duas ocorrências: uma em que dois irmãos discutiam e um veio a óbito, onde para próprio promotor do caso, a conclusão foi de que se tratou de uma morte natural. O outro caso foi de um vigilante que tinha uma caneta que disparava e acabou disparando contra si mesmo. Aparentemente esse foi o acontecimento, caso se confirme, nós teríamos, na verdade, não quatro, mas dois homicídios no mês de janeiro”, falou o secretário André Costa.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here