Goleiro de “defesa do século” em lance de Pelé, Gordon Banks, morre aos 81 anos

12 de fevereiro de 2019 às 08:46

Morreu aos 81 anos o inglês Gordon Banks, considerado um dos maiores goleiros da história. Campeão mundial em 1966, ele ficou famoso também pela defesa em cabeçada de Pelé na Copa de 1970. O anúncio foi feito pela família do jogador em comunicado publicado pelo Stoke City nesta terça-feira, 12.

No lance que o tornou célebre mundialmente, conhecido como “a defesa do século”, Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, válido pela primeira fase daquele Mundial. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jairizinho.

A causa da morte não foi divulgada. Desde dezembro de 2015 ele lutava contra um câncer renal.

“É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada”, escreveu a família do jogador em mensagem divulgada pelo Stoke City, ex-time do goleiro.

Foto: David Bebber/Reuters

Nascido no dia 30 de dezembro de 1937 em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield antes de ingressar no Leicester em 1959. No clube, se destacou ao longo de oito anos, virando o goleiro da seleção inglesa a partir de 1963.

Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas. Ele ainda disputou o Mundial de 1970 pelo país e atuou pelo Stoke City até 1973, quando se aposentou. Quatro anos mais tarde, ele voltou à ativa para jogar uma temporada no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.

Banks perdeu parte da visão do olho direito em 1972 em um acidente de trânsito.

Repórter Ceará – Portal UOL

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Os comentários estão fechados
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo