Home Segurança Hídrica Águas do São Francisco serão bombeadas para o Ceará em maio

Águas do São Francisco serão bombeadas para o Ceará em maio

DCIM101GOPRO

O governador Camilo Santana recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Em reunião no Palácio da Abolição o ministro anunciou que as águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco começam a ser bombeadas para o Ceará em maio próximo. Canuto informou ter havido um problema estrutural em um trecho da obra, próximo ao reservatório de Negreiros, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco.

“A obra está em execução e a previsão dada pela empresa responsável é que acaba em maio deste ano. A partir de então, a gente começa a bombear água de novo para o eixo Norte, para a água seguir seu curso até chegar ao reservatório de Jati e comunicar com o CAC (Cinturão das Águas do Ceará)”, relatou Gustavo Canuto.

De acordo com o ministro, se tudo correr de acordo com o previsto, sem novos problemas em reservatórios e canais, a água deve chegar a Jati, no Ceará, no segundo semestre deste ano. “É uma previsão. Evidentemente que tudo vai depender de qualquer imprevisto ao longo do caminho da água”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento Regional.

Durante a reunião, Camilo Santana assegurou ao Ministério total apoio do Governo do Ceará nesse processo para que seja garantida a operação. O governador também falou do esforço por parte do Estado ao longo dos últimos quatro anos, com ações emergenciais, buscando alternativas para garantir que haja abastecimento da população. “Através de nossas secretarias e nossos órgãos estamos monitorando e acompanhando. Portanto é fundamental que esse problema seja corrigido para não trazer danos à operação. Nessa perspectiva de que o Ministério tem uma previsão, estamos nos readequando, mas consideramos que é fundamental a sua conclusão. Disse isso ao ministro”, argumentou o governador Camilo Santana.

Camilo afirmou que o Governo do Ceará vai continuar tomando todas as medidas e providências necessárias para garantir que haja abastecimento em todos os municípios até a chegada das águas do Rio São Francisco. “Vamos trabalhar nesse calendário, com todas as ações que sejam necessárias para garantir o abastecimento de água para os cearenses”.

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos municípios cearenses de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Também passa por Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba.

Cinturão das Águas (CAC)

O Cinturão de Águas do Ceará (CAC) é uma estratégia de abastecimento de comunidades, a partir do aproveitamento da água que chegará ao Ceará por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Sobre o CAC, o governador Camilo Santana informou que o primeiro trecho, com cerca de 53 quilômetros, está pronto. É o trecho que vai pegar água do Jati e percorrer até o Riacho Seco, em Missão Velha. A partir de lá a água segue pelo leito do rio até o Castanhão. “Esse trecho está pronto. Vamos agora aguardar a conclusão desse dique que fica pouco depois da estação de bombeamento em Salgueiro, para que possa liberar”. Para a execução desse trecho foi feito um investimento de quase R$ 800 milhões.

Além da transposição das águas do Rio São Francisco, o governador também tratou com o ministro sobre outros assuntos de infraestrutura hídrica, saneamento e habitação, principalmente obras do Programa Minha Casa Minha Vida que estão em andamento no Ceará.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here