Home Cultura Abertura do “Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo” ocorrerá nesta quarta-feira, 27

Abertura do “Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo” ocorrerá nesta quarta-feira, 27

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e o Instituto Sérvulo Esmeraldo, realizam na próxima quarta-feira, 27, às 19h, no Cineteatro São Luiz, a solenidade de abertura do ano Cultural Sérvulo Esmeraldo no Ceará. A data é celebrada em alusão aos 90 anos que o artista completaria em 2019. A programação, gratuita e aberta ao público, conta com cerimonial celebrativo, apresentação musical e a exibição do documentário “Sérvulo Esmeraldo: o espaço no infinito” (produzido pelo Cine Group).

A ação se destina a prestar homenagem “in memoriam” para Esmeraldo, um bravo e pioneiro artista; inventor reconhecido nacionalmente e internacionalmente como desenhista, escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. Sérvulo sempre foi preocupado em difundir a cultura no Estado do Ceará e fez uso de seu prestígio como artista internacional, agindo em defesa da política cultural, bem como da classe artística.

“Declarar o ano de 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo não trata-se de uma simples homenagem e sim de um ato justo de reconhecimento a um artista inigualável, que mostrou ao mundo a cultura Cearense, projetando o estado internacionalmente, destacando-o na história da arte dos séculos XX e XXI”, ressalta o secretário da Cultura Fabiano Piúba. Este reconhecimento se dará também em forma de lei. Para tanto, será enviado, pelo Governador do Estado, Camilo Santana, um Projeto de Lei a ser votado pela Assembleia Legislativa, cuja finalidade é instituir 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo.

Sobre Sérvulo Esmeraldo

O Grande artista visual cearense e universal Sérvulo Esmeraldo, o poeta das linhas, tinha o mundo por ateliê. Faleceu em 2017, aos 88 anos, deixando um grande legado nas diversas técnicas e linguagens que atuou, reconhecido graças aos seus incansáveis esforços como artista dos traços, das linhas, como um eterno brincante com a luz. Seu talento atraiu a atenção do meio cultural e a classe artística ainda na adolescência, quando iniciou seus trabalhos com a xilogravura, seguida pela pintura quando integrou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas, a histórica SCAP.

Sua obra é a síntese de uma vida trabalhada no Brasil e na Europa. Desde a primeira exposição realizada no Crato em 1951, o artista que viria a se tornar uma referência na história da arte brasileira, alçou voo na Europa, construindo uma sólida carreira na famosa Escola de Paris, primeiramente como gravador, e depois como o artista cinético detentor de uma obra extremamente original, que chamou de “Excitáveis”. Em Fortaleza, Sérvulo Esmeraldo notabilizou-se, sobretudo, como o artista das grandes esculturas expostas a céu aberto na capital cearense. São dele alguns marcos importantes da cidade, a exemplo do Monumento ao Interceptor Oceânico, considerada a primeira escultura contemporânea brasileira, instalada na Praia do Náutico, a escultura composta por cinco quadrados paralelos, na entrada do Campus do Pici, dentre outras mais de 30 obras de tal magnitude. Com centenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior, e participação em importantes Salões, Bienais e outras coletivas nacionais e internacionais, sua obra está representada em museus brasileiros e estrangeiros

Serviço:
Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo – Abertura no Cineteatro São Luiz
Dia: 27/02/2019
Horário: às 19h
Atividade gratuita e aberta ao público.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here