Home Recursos Hídricos Comitê da Ibiapaba aprova redução de oferta de água para irrigação no...

Comitê da Ibiapaba aprova redução de oferta de água para irrigação no primeiro semestre

Redução de 40% na irrigação. Esse foi o cenário acordado pelo Comitê da Serra da Ibiapaba para o primeiro semestre de 2019. O colegiado definiu o uso da água para irrigação somente quando fosse necessário, nos casos em que houver períodos prolongados sem chuva. A ideia é utilizar a água do açude durante quadra chuvosa somente para garantir a sobrevivência das áreas cultivadas.

Na ocasião, a Cogerh apresentou a situação atual do volume de água do estado do Ceará, destacando a situação da bacia da Serra da Ibiapaba, que hoje registra cerca de 32% de água acumulada. No mesmo período do ano de 2018, esse percentual era menor, na casa dos 19%.

Informações sobre o Jaburu I

Técnicos da Cogerh mostraram as intervenções feitas na barragem Jaburu I, localizada na cidade Ubajara. O Jaburu I é o principal reservatório da região.

O açude já havia passado por intervenções na estrutura, com a correção de anomalias nas ombreiras e no vertedouro da barragem. Novas intervenções estão previstas para a manutenção da barragem, entre elas mais uma correção no vertedouro. Para isso, uma licitação para a recuperação já está em andamento. O momento serviu para apresentar ao Comitê de bacia da Serra da Ibiapaba as ações preventivas feitas pela equipe de segurança de barragens da Cogerh.

Avaliação da Operação 2018.2

A operação aplicada à barragem e aprovada pelo Comitê em 2018.2 envolveu inspeção dos usuários de água, ocupação irregular, manutenção e instalação de horímetros, visitas técnicas de outorgas, instalações de réguas limnimétricas e manutenção na infraestrutura hídrica.

No total estiveram presentes 58 participantes entre instituições membros do colegiado e agricultores do entorno do açude. Marcaram presença o gerente Regional dos Sertões de Crateús e da Serra da Ibiapaba, Rodrigues Júnior, o coordenador do Núcleo de Gestão, Ewerton Torres e a técnica do Núcleo de Gestão, Edna Nascimento.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here