Home Homenagem Dez anos de atividade do Samu no Ceará serão celebrados na Assembleia...

Dez anos de atividade do Samu no Ceará serão celebrados na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta quinta-feira, 14/03, em comemoração aos 10 anos de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). A iniciativa é do deputado Guilherme Landim (PDT) e será realizada no Plenário 13 de Maio, às 19h.

Guilherme Landim destaca que o Samu 192, inaugurado no estado do Ceará em 2008, é um serviço de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel 24h, oferecido pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios. “O serviço conta atualmente com 1.421 profissionais, com atuação em 136 municípios do estado”, informa.

O parlamentar também ressalta que, ao longo de uma década, o Samu Ceará tem salvado inúmeras vidas. “Com atendimento rápido, da forma correta e por equipe capacitada, o serviço evita complicações decorrentes da demora ou do atendimento inadequado”, pontua.

Segundo Guilherme Landim, foram contabilizados, somente no ano passado, 63.209 atendimentos de emergência médica ou acidente, “situação que evidencia a importância do serviço do Samu 192 na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, contribuindo de forma geral para o fortalecimento do sistema público de saúde”.

Na solenidade, serão homenageados os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e técnicos de atendimento de regulação médica que fazem parte do Samu Ceará, além do secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here