Home Sertão Central Moradores de Quixeramobim e Boa Viagem relatam novos tremores de terra na...

Moradores de Quixeramobim e Boa Viagem relatam novos tremores de terra na noite de ontem, 22, e na madrugada de hoje, 23

Moradores da zona rural dos municípios de Quixeramobim e Boa Viagem voltaram a relatar, na manhã de hoje, 23, estrondos seguidos por tremores de terra.

Conforme postagem em rede social, o abalo que ocorreu nesta madrugada, por volta das 3h57min, foi mais intenso que os anteriores. “Parece que a terra tá se partindo ao meio”, relatou a moradora.

Uma moradora da comunidade de Poço do Gado, em Boa Viagem, em relato a radialista Eva Cristian, falou que estava cochilando e acordou muito assustada com o estrondo. O fenômeno ocorreu na noite de ontem, 22.

Na última quinta-feira, 21, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), foram registrados três eventos acima do limiar de percepção, em geral da ordem de 1.5, mas que pode ser menor. Esses eventos ocorreram às 23h39, de magnitude 1.5, às 6h31, de magnitude 1.5 e às 12h19, de magnitude 1.7.

Nesta sexta-feira, às 8h15, somente foram registrados micro tremores, que são sismos de magnitude abaixo do limiar de percepção. Os maiores foram registrados às 3h52, de magnitude 1.2 e às 5h10, de magnitude 1.0. No registro do evento de magnitude 1.2 pela estação NBPB podem-se ver outros micro tremores registrados, o que comprova a intensa atividade sísmica, pelo menos na escala de micro tremores.

Segundo o LabSis, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica.

As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here