Home Sobral Escultura em bronze do cientista Albert Einstein já está em Sobral para...

Escultura em bronze do cientista Albert Einstein já está em Sobral para o Centenário do Eclipse

A escultura do cientista Albert Einstein encomendada pela Prefeitura já está em Sobral para as comemorações dos 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade. A peça, moldada em argila e fundida em bronze, foi criada pelo premiado artista brasileiro Murilo Sá Toledo, autor de dezenas de obras dispostas em praças e parques de diversas cidades brasileiras. A peça foi encomendada para o Centenário do Eclipse de Sobral e ficará em exposição permanente em local ainda a ser definido, sendo mais um fator de atração turística para o município. A escultura de Einstein, que pesa 130 quilos, busca a reprodução fiel do cientista. É trabalhada com o mesmo material da estátua de Carlos Drumond de Andrade, disposta no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ainda dentro da programação do Centenário do Eclipse de Sobral, o município sedia a partir de hoje, quarta-feira, 27, a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. No primeiro dia do evento, o seminário “Sob o sol de Sobral” será dedicado ao Centenário do Eclipse de Sobral, com palestras das 9h às 18h30. Às 19h acontece a sessão de abertura da reunião regional da SBPC.

Entre os destaques da programação, está a participação do professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein. Também haverá palestras sobre educação e divulgação da astronomia no Brasil, deflexão da luz pela ação gravitacional, astrofísica das estrelas, cosmologia, buracos negros, ondas gravitacionais, entre outros.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here