Home Sobral Sobral: 46 catadores de materiais recicláveis estão sendo qualificados para atuarem nas...

Sobral: 46 catadores de materiais recicláveis estão sendo qualificados para atuarem nas Centrais Municipais de Reciclagem

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, conclui neste mês de abril a formação e capacitação de 46 catadores de materiais recicláveis. Esses trabalhadores farão parte de três associações, divididas em territórios, que estão sendo formadas no município para atuar nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMR). A Previsão é que até o mês de julho a construção de três CMRs estejam concluídas nos bairros Expectativa, Cohab II e Dom José.

Além de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, a criação das associações e a construção das centrais vão agregar maior valor aos materiais coletados, como garrafas pet, latas de cerveja e refrigerantes, papelão, metais e plásticos, além de óleo de cozinha, gerando mais renda para os catadores.

A construção das Centrais Municipais de Reciclagem (CMR), junto com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), construída ao lado do aterro sanitário de Sobral, além das Estações de Transbordo de Resíduos (ETR), fazem parte do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, que inclui 18 municípios.

De acordo com Cirliane Viana, assistente técnica da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos, as Centrais Municipais de Reciclagem foram criadas para diminuir o volume de resíduos que vai para a CTR, dando maior vida útil à ela. “O aumento do volume do material reciclado vai diminuir o impacto ao meio ambiente e também trazer uma melhor fonte de renda e mais dignidade às pessoas que lidam com materiais recicláveis”, disse Cirliane, destacando que todas estas ações atendem à Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Repórter Ceará – Imagem Ilustrativa

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here