Home Homenagem Senado inclui Antônio Conselheiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Senado inclui Antônio Conselheiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 3, a inclusão do nome de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O PLC 185/2017, da deputada Luizianne Lins (PT-CE), segue para sanção presidencial.

Antônio Conselheiro é visto como símbolo da liderança social na comunidade de Canudos no interior da Bahia, que muito incomodou os republicanos da época. Conselheiro morreu dias antes do fim da guerra, em 5 de outubro de 1897. Parte do contexto da sua história é contada no clássico da literatura Os Sertões, de Euclides da Cunha, lançado em 1902.

O relator da proposta no Senado, o ex-senador José Pimentel (PT-CE), argumentou a favor da aprovação do PLS por conta do “exemplo de liderança, empreendedorismo e compromisso social demonstrado por Antônio Conselheiro, a representatividade de sua história para o povo nordestino e para a formação da identidade da nação”.

O Livro dos Heróis e Heroínas é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Repórter Ceará – Agência Senado

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here