Home Clima Funceme prevê possibilidade de chuvas em todo o Estado, principalmente, no litoral,...

Funceme prevê possibilidade de chuvas em todo o Estado, principalmente, no litoral, Maciço de Baturité e Ibiapaba

A previsão do tempo para esta segunda-feira, 15, indica nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e atualizadas na manhã de hoje.

Neste momento, imagem de satélite mostra nebulosidade sobre todo o Ceará, principalmente no centro-norte. Estas nuvens estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte da região Nordeste. Entre o oceano Atlântico e parte da área continental, observa-se a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A atuação desses dois sistemas meteorológicos está contribuindo para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

Diante de tal cenário, para hoje, o céu terá cobertura variada de nuvens e, onde estão indicados eventos de chuva, as precipitações atingirão mais de 50% do território sob previsão. Já nas demais áreas, a tendência é que as precipitações alcancem somente de 5% a 20% do território.

Balanço parcial

Desde a madrugada, a rede de radares mantida pela Funceme indica chuvas ao longo da faixa litorânea, principalmente nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza e do Pecém. No balanço parcial que se refere ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, é indicado que a Capital registrou o maior acumulado do estado: 148,4 milímetros. Além da maior chuva das 24 horas, esta também é a maior do ano do município.

Os dados são preliminares mostram ainda que foram registradas precipitações em, pelo menos, 89 municípios entre as manhas de ontem e de hoje.

Repórter Ceará – Foto: Olavo Farias

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here