Home Canindé Festejos de São Francisco em Canindé tiveram início na madrugada desta segunda-feira,...

Festejos de São Francisco em Canindé tiveram início na madrugada desta segunda-feira, 24

Na madrugada desta segunda-feira, 24, o Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Sertão Central, iniciou os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. De acordo com a programação divulgada pela paróquia, repetindo a tradição secular, às 4 horas, milhares de devotos, vindos de várias cidades do Ceará e do Nordeste, se concentraram na Praça da Basílica, para assistirem a primeira celebração em louvor ao santo protetor dos romeiros, seguida do hasteamento da bandeira, acompanhado de queima de fogos.

De acordo com o reitor do Santuário Paróquia, frei Marconi Lins, o tema deste ano será ‘’Senhor fazei-me instrumento da vossa paz”. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando à Basílica. A partir desta terça, 25 de setembro, as novenas serão realizadas na Praça dos Romeiros. O calendário religioso não será afetado pelas eleições presidenciais, que este ano ocorrerão no dia 7 de outubro.

A missa de encerramento está programada para a manhã de 4 de outubro, a partir das 9 horas, na Quadra da Gruta. À tarde, a partir das 17 horas, será a vez da procissão, na ocasião, todos seguem à pé. O ato religioso costuma concentrar um grande número de devotos, na maioria romeiros de outras cidades do Ceará e de outros estados do Nordeste e do Brasil.

A expectativa dos paroquianos para os festejos deste ano é de mais de um milhão de romeiros. A estrutura receptiva, incluindo abrigos e banheiros, foi ampliada, e a segurança reforçada. Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Autarquia Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Saúde do Município foram reforçadas para atenderem os visitantes. O objetivo é assegurar tranquilidade e evitar infortúnios para os devotos.

Basílica de Canindé

A Basílica de Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano. Segundo historiadores, no ano de 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, reconhecido como fundador do povoado se estabeleceu às margens do Rio Canindé, onde, contado com o auxílio dos moradores da região iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem ao santo já eram tradicionais nesta freguesia.

Repórter Ceará com informações do Diário do Sertão Central

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here