Home Meio Ambiente Semace notifica meios de hospedagem operando sem licença em Jericoacoara

Semace notifica meios de hospedagem operando sem licença em Jericoacoara

Uma equipe de fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) notificou três meios de hospedagem da vila de Jericoacoara, sendo um hotel e duas pousadas, que funcionavam sem licença de operação para a atividade “potencialmente poluidora”. As advertências são resultado da operação conjunta de fiscalização do Réveillon, encerrada na segunda-feira, 07.

Os estabelecimentos ficam obrigados a se regularizar junto à autarquia, dentro do prazo estabelecido por lei e sob pena de multa e embargo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Ceará (BPMA) também participaram.

Os resultados da operação foram divulgados nesta quarta-feira, 09. Os fiscais impediram o trânsito de veículos sobre as dunas móveis, no interior da Unidade de Conservação do Parque Nacional de Jericoacoara. Motoristas e motociclistas também foram proibidos de circular por trilhas clandestinas e áreas interditadas para veículos.

“A presença institucional de órgãos de proteção ambiental no local garantiu ações mais rápidas e evitou danos ambientais como o despejo de efluentes e resíduos sólidos de forma irregular”, afirma o relatório divulgado pela Semace. “Através dessa ação, a Semace reafirma o compromisso com a fiscalização, priorizando a proteção das unidades de conservação”, completa.

ICMBio

O ICMBio aplicou oito notificações por descumprimento à legislação ambiental e emitiu 16 autos de infração. O órgão federal recebeu ofício da Semace, solicitando um plano de regulamentação da atividade de turismo equestre na vila e na área do Parque Nacional de Jericoacoara. O objetivo dos dois órgãos é garantir a conservação ambiental das áreas e o bem-estar dos animais.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here