Home Comentários Quixeramobim: Bandeira do MST é hasteada em frente a Prefeitura

Quixeramobim: Bandeira do MST é hasteada em frente a Prefeitura

Desde ontem, um fato bastante curioso tem chamado a atenção daqueles que circulam pelo entorno do Paço Municipal, gerando descontentamento e inúmeras reclamações nas redes sociais. É que uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores sem Terra foi hasteada em frente ao prédio da prefeitura, onde até agora permanece triunfante acima da bandeira nacional.

Que o MST tem uma relação estreita com a classe política do nosso município, isso nós já sabemos há muito tempo. Mas hastear a bandeira do movimento em frente à sede do poder Executivo municipal, e ainda mais acima da bandeira nacional, é um ato que ultrapassa os limites da civilidade, da legalidade e do bom senso.

A legislação vigente dispõe que a bandeira nacional deve ocupar uma posição de honra, o que costuma ser feito colocando-a ao centro e no topo do mastro. Mas por aqui a lei parece ser outra, de modo a permitir que o maior símbolo da nação seja subjugado pela bandeira do movimento dos trabalhadores sem terra.

É preciso destacar que não temos nada contra essa luta legítima em nome dos pobres e desvalidos que carecem de posses, mas também é preciso ressaltar que os marcos legais devem ser respeitados porque são eles que garantem a convivência pacífica e civilizada em uma sociedade democrática como a nossa.

O ato de hastear uma bandeira conserva uma simbologia muito forte. É por isso que não se pode transformar o pavilhão da prefeitura ou de qualquer outra repartição pública em uma plataforma onde a bandeira nacional é desonrada em favor de partidos, organizações ou movimentos políticos, sejam eles ligados à Esquerda, à Direita ou ao Centro.

O Estado brasileiro e os seus respectivos símbolos são e devem continuar sendo superiores a qualquer sindicato, movimento ou agremiação. Por isso, aguardamos o realinhamento da bandeira nacional e o arriamento daquela que tem usurpado o lugar de destaque do principal símbolo nacional.

1 Minuto com Sérgio Machado

3 comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here