Home Justiça Procuradores da Lava Jato pedem que Lula cumpra pena no regime semiaberto

Procuradores da Lava Jato pedem que Lula cumpra pena no regime semiaberto

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que conceda prisão domiciliar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme os procuradores da Operação Lava Jato, “o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva”. Lula já teria cumprido um sexto dela, e portanto já poderia cumprir a condenação em regime semiaberto.

O pedido foi assinado, entre outros, pelos procuradores Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler.

Eles afirmam que Lula tem bom comportamento carcerário e que, portante, faz jus à progressão de rime.

Os procuradores pedem que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) seja comunicado do pedido no âmbito do habeas corpus que trata da suspeição de Sergio Moro na atuação dos processos em que o ex-presidente está envolvido.

A defesa terá que se pronunciar.

Cristiano Zanin, advogado de Lula, afirma que na segunda-feira vai “conversar novamente com o ex-presidente sobre o assunto”, a posição dele orientará nossa manifestação no processo”.

“Mas seja qual for a posição de Lula sobre a progressão, isso jamais poderá prejudicar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo STF, como pretende o Ministério Público, pois todo o processo deve ser anulado, com o restabelecimento da liberdade plena do ex-presidente”.

Repórter Ceará – Folha de S.Paulo

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here