A Lei Aldir Blanc mudará a cultura de Quixeramobim!

Elistênio Alves • Colunista do Repórter Ceará
21 de agosto de 2020 às 14:00

A Lei Aldir Blanc, criada pela emergência da pandemia do novo coronavírus para o setor da Cultura no âmbito nacional, vai mudar, em termos práticos, os sistemas culturais de muitos Municípios, inclusive o de Quixeramobim.

Para ter acesso ao recurso os Municípios terão que se estruturar em diversas linhas, garantindo o pilar básico para uma boa gestão no setor:

1 – Planejamento estratégico
2 – Conselho Ativo
3 – Fundo Municipal Ativo

Esses pilares são fundamentais para a descentralização do recurso e fomento as mais diversas artes e expressões. Se comparar com outras cidades da região, Quixeramobim até possui pontos à frente, possui Conselho e Fundo, o que já conta.

O debate sobre a Lei Aldir Blanc em Quixeramobim é urgente. Esta Coluna tem acompanhado a luta árdua de artistas, coletivos, associações, grupos, bandas, e muitos outros atores e atrizes do setor, por mais informações.

O que de maior interesse nesse momento é saber como acessar o recurso no Município. Essa incerteza que paira no ar é que tem preocupado.

É preciso uma ação enérgica da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, que agrupe suas ações com a do Estado e a Nacional, para informar, tirar dúvidas, explicar a Lei e pormenorizar esses anseios. Fazer entender e ser entendida. O momento é de união e todos podem colaborar.

Mas, ao fundo, o que percebe-se é que falta a cidade assumir o seu papel de liderar o tema no âmbito local.

Isso só o Município pode fazer!

Foto: Arquivo/SMC

Elistênio Alves
Comunicador, presidente da ONG. IPHANAQ, integrante da Fundação Canudos e AQUILetras. Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo