1 Minuto com Sérgio Machado – A emergência em criar e implantar Centros de Zoonoses

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
24 de agosto de 2020 às 19:02

O Sertão Central e o Ceará precisam desenvolver cuidados com os animais, sejam eles domésticos ou não. A emergência é para evitar que doenças saltem de animais para humanos e passem a circular, além de promover o cuidado com outras espécies. Isso seria efetivado, principalmente, através de um Centro de Zoonoses.

O espaço seria vital para o recolhimento das ruas e tratamento de animais doentes, além de trabalhar com informação sobre como controlar espécies sinantrópicas, ou seja, que se adaptam ao meio urbano, como ratos, morcegos e insetos.

Na realidade local, o Centro mais próximo do Sertão Central, já que a região não possui, é em Iguatu, o que revela a fragilidade em pautar o assunto, que só foi pontuado pouquíssimas vezes, mas sem um firmamento sobre como implantar políticas públicas voltadas para o tema.

É fato que agentes infecciosos, como vírus e bactérias, podem saltar de animais para humanos. Essa é uma das possibilidades do surgimento da pandemia do novo coronavírus, já que seu agente causador, conforme alerta da comunidade cientifica, já estava presente em morcegos da região considerada o epicentro do surto na China.

Baseado em tudo isso, o que se espera das esferas públicas são ações pontuais, eficientes e contínuas voltadas para o assunto. Com certeza, com a existência de um Centro de Zoonoses, a qualidade da saúde de qualquer cidade seria elevada, desde que a instituição seja atuante.

1 Minuto Com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo