1 Minuto com Sérgio Machado – A valorização do leite e do produtor no Ceará

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
27 de agosto de 2020 às 13:05

O leite vai além de alimento, sendo fonte de renda de seus produtores. Em Quixeramobim, maior bacia leiteira do Ceará, a situação não seria diferente, mas, infelizmente, a venda não chega a um valor aceitável, ficando abaixo da média esperada pelo produtor, que via o leite sair de sua mesa, no início deste ano, ao preço em torno de R$ 1,10 o litro.

Considerando que o Ceará possui a maior indústria de Laticínios do Nordeste e é o segundo maior produtor de leite da região, é, no mínimo, desolador para o produtor ver o fruto de seu trabalho ser desvalorizado, e, apesar de discussões e debates, não observar que os olhos das autoridades se voltem para o setor.

No entanto, com a pandemia e o isolamento, houve aumento no consumo de leite, fortalecendo o setor e valorizando o produto, elevando o seu preço, como foi o caso de Mato Grosso do Sul e outros estados, que viram aumento de até 18% no valor pago ao produtor.

Apesar disso, é preciso considerar que os preços não se manterão no alto sempre. Por isso, estratégias inteligentes e decisões sábias devem ser tomadas para manter o produtor em uma situação confortável no processo de produção e comercialização do leite, não favorecendo somente a um lado da cadeia produtiva.

“O leite é o ouro do Sertão”, já dizia o produtor e empresário José Antunes Mota. É nessa afirmação que se deve seguir lutando, fazendo valer cada mililitro do laticínio para quem trabalha todo os dias para obtê-lo.

1 Minuto Com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo