1 Minuto com Sérgio Machado: Podemos confiar em políticos que já roubaram da população?

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
7 de setembro de 2020 às 12:42 1

As eleições deste ano poderão ter políticos ‘ficha-suja’ sendo candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador, pelo fato de que terão cumprido sua sentença até o final do prazo de registro de candidaturas. Porém, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral mexeu com a sociedade, a ponto de ressurgir o tema da severidade da pena aplicada àqueles que cometeram crimes estando em mandato.

A lei diz que os apenados, após cumprimento de sentença, podem se candidatar. Nesse ponto, no entanto, defendo penas mais severas para tais figuras criminosas. Comparando a situações fora do âmbito político, os crimes de ‘colarinho branco’ não devem ter penalidades menos severas do que aqueles cometidos por qualquer cidadão comum. Afinal, movimentar dinheiro público de forma ilegal não deve ser menos grave que crimes de natureza distinta.

Aqueles que cometem ações de corrupção ou improbidade administrativa, os cometem sabendo que são errados. Eles tem ciência de que seu atos lesam o Poder Público e retiram recursos da população para satisfazer desejos e ter benefícios próprios. Portanto, não seria extremo dizer que os criminosos políticos deveriam, no final das contas, ficar afastados, para o resto de suas vidas, da política partidária brasileira.

Confiar uma posição na Câmara dos Vereadores, a chefia do Executivo Municipal ou qualquer cargo público a quem já foi condenado por crimes políticos, é assumir o risco de que sejam cometidos atos semelhantes ou piores que aqueles que o condenaram. Ademais, é preciso pensar tanto pelo viés ético quanto moral e se indagar: podemos confiar em quem já retirou da população para encher o próprio bolso?

Confira mais em:
A imagem do vereador feita pelo eleitorado e o papel de seu mandato

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
1 Comentário
  1. Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo