Home Cultura Sítio arquitetônico do campo de concentração do Patu está em processo de...

Sítio arquitetônico do campo de concentração do Patu está em processo de tombamento pelo Governo do Ceará

O sítio arquitetônico do “campo de concentração do Patu”, em Senador Pompeu, no Sertão Central, deve ser tombado pela Secretaria de Cultura do Ceará, após o reconhecimento como patrimônio histórico-cultural a nível municipal. Atualmente, o trabalho se encontra em fase de instrução processual. Todo o processo deve ser concluído até novembro de 2022.

A cidade é a única do Ceará que ainda guarda o patrimônio arquitetônico da criação de campos de concentração para abrigar os “retirantes da seca”, pessoas que deixaram suas casas e cidades para fugir da estiagem.

O campo de concentração de Senador Pompeu abrigou cerca de 16 mil pessoas. Além disso, outras cidades como Crato, Cariús, Fortaleza, Ipu e Quixeramobim também tiveram construções voltadas ao mesmo objetivo.

A estrutura é composta por 12 grandes casarões, o complexo conta com a Vila Operária e as três casas de pólvora, utilizadas para receber as pessoas. “O campo é de interesse estadual e nacional. O espaço tem força do ponto de vista político e educativo”, defende o advogado.

Na avaliação do advogado e pesquisador Valdecy Alves, o tombamento também ajuda a preservar um dos momentos mais delicados da história cearense. Documentos levantados por ele, estimam que cerca de 70 mil pessoas foram abrigadas nos campos, se alimentando de uma ração diária para cada família e ainda empregadas em trabalhos análogos à escravidão.

Repórter Ceará (Foto: Gustavo Gomes)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here