1 Minuto com Sérgio Machado: A importância e a atenção na formação das chapas para 2020

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
1 de setembro de 2020 às 12:25

Há alguns dias, os cearenses começaram a ver a formação de chapas para a disputa pelas prefeituras. O pleito deste ano, como já vem se desenhando antes da definição dos candidatos, deve ser marcado por polarização equivalente a observada em 2018. Contudo, deve ser mais leve do que nas eleições passadas. O motivo para isso é que, nas cidades, as chapas formadas para a disputa majoritária, muitas vezes, não visam projetos em comum ou ideologias semelhantes, mas benefício individual de cada nome. E é nesse contexto que entra a importância de se escolher, com sabedoria, aqueles que concorrerão a prefeito e a vice.

É comum que, em algum momento, prefeito e vice não caminhem lado a lado, por conta de pretensões políticas e fim de alianças partidárias. Contudo, essa separação causa desconforto na gestão, ao ponto de, em alguns casos, o vice se tornar mais oposição a atual administração, do que apoiar ou tentar realizar projetos, enfraquecendo iniciativas públicas. Isso, lesa o poder público, que deve estar acima de qualquer partido, visando o bem da população.

Por isso, nas convenções que ocorrerão até a metade deste mês de setembro, as siglas devem pensar bem em quais alianças formar para evitar que, na metade do mandato, prefeito e vice se percam um do outro. É preciso levar em consideração que popularidade é importante para vencer eleição, mas, para se manter, é preciso olhar para a população e trabalhar bem com a máquina pública.

O pleito se aproxima cada vez mais. Se as eleições trarão surpresas, não se sabe, mas é bem possível que nomes tradicionais optem pelo conforto de conhecidos na chapa, do que por pessoas com quem ainda não trabalharam. Aguardemos o desenrolar dos acordos.

Confira mais em:
A emergência em criar e implantar Centros de Zoonoses
A valorização do leite e do produtor no Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo